Católica no Porto participa em Conferência sobre Metodologia Aprendizagem-Serviço no Ensino Superior

Luisa Mota Ribeiro, da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), e Carmo Themudo, da Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), participaram na 9ª Conferência Nacional e 1ª Conferência Europeia sobre Aprendizagem-Serviço no Ensino Superior, que decorreu em Madrid nos dias 20, 21 e 22 de Setembro. O objetivo desta participação foi o de aprofundar o conhecimento sobre esta metodologia inovadora que está a dar os primeiros passos na Europa, bem como compreender melhor o que implica a sua implementação.

A Aprendizagem - Serviço surge como uma metodologia pedagógica inovadora que pretende unir a aprendizagem a um compromisso social, num projeto educativo que procura formar bons profissionais e cidadãos socialmente responsáveis. De realçar que esta questão está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS - Nações Unidas, 2015) que reforçam que os desafios que o mundo enfrenta estão relacionados com a pobreza, fome, saúde e bem-estar, educação, igualdade de gênero, água, clima, ecossistemas, paz e justiça.

Uma das grandes conclusões deste evento é a de que os ODS, que marcarão a agenda de desenvolvimento global durante os próximos 12 anos, não podem ser alcançados apenas pelos governos, sendo por isso necessária a ajuda de todos e a colaboração entre governos, instituições e pessoas para poder enfrentá-los. Neste sentido, a presença da Universidade Católica Portuguesa  está em linha com a sua missão de criar e transmitir conhecimento.

Setembro 2018