Universidade Católica participa em reunião virtual do Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

A 17 de abril, a Universidade Católica Portuguesa marcou presença numa reunião virtual promovida pelo Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES), que contou também com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Estiveram presentes 25 Instituições de Ensino Superior (IES), num total de 69 participantes, para conversar sobre os impactos da pandemia e as ações de responsabilidade social que as IES têm desenvolvido. Além da apresentação, por parte do ORSIES, da proposta de elaboração de um relatório das ações levadas a cabo durante a pandemia, denominado Ensino Superior e Responsabilidade Social em Tempos de Covid-19,  cada instituição foi convidada a partilhar as ações de responsabilidade social que têm estado a implementar, quer para a comunidade académica interna, quer para a comunidade envolvente. As iniciativas apresentadas foram muitas, para públicos muito diversos e em várias áreas de intervenção. Ficou bem evidente que estamos num tempo onde sobressai a solidariedade e a humanidade.

A intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi sobretudo para apresentar o ponto de situação do ensino superior face à pandemia e responder às inquietações das IES, sobretudo ao nível dos apoios e apoios de emergência aos estudantes e docentes e ainda aos desafios que trará o futuro, após o retorno cauteloso à "normalidade" das instituições. A UCP esteve representada por Rita Paiva e Pona, Helena Gonçalves e Carmo Themudo.

Abril 2020

23-04-2020