O que é o GAS’África?

O GAS’África – Grupo de Ação Social em África e Portugal é um projeto de voluntariado filiado na Universidade Católica Portuguesa, criado em 1989. O projeto, de base católica - cristã, é constituído por um grupo de jovens, maioritariamente universitários, que disponibilizam 2 meses no Verão para partirem em missão após realizarem um ano intensivo de formação.

As missões GAS'Africanas têm como foco principal os Países Africanos de Língua Portuguesa Oficial e promovem a cooperação com entidades locais para o desenvolvimento das comunidades envolventes, atuando desta forma no combate às suas maiores necessidades. Este desenvolvimento traduz-se em projetos que promovem a instrução em temas como os Direitos Humanos, a Educação Cívica, a Cidadania Ativa, Saúde e Higiene, Reintegração Social, Autoconhecimento, Empreendedorismo e Gestão de Recursos, entre outros.

Nos últimos anos, tem vindo a assistir-se a uma abertura da mentalidade das populações onde intervimos. O aumento do impacto do GAS'África a longo prazo é, assim, potenciado pelo aumento da recetividade e o espírito de mudança que se verifica nestas comunidades.

 

 

Nos últimos anos, o GAS'África tem enviado em missão entre 10 a 12 voluntários. Estes partem suportados pelos 4 pilares que baseiam o GAS'África. Estes são valores privilegiados no ano formativo e na vivência dos missionários. Estruturam a nossa ação enquanto projeto e constituem princípios que acreditamos poderem tornar-se num modo de vida de um cidadão socialmente consciente.

COMUNIDADE: Os jovens voluntários do GAS’África vão em missão inseridos num grupo, que parte de Portugal, com quem partilharam o ano prévio de formação.

Quando chegam ao destino, os voluntários devem procurar constantemente conhecerem-se melhor, olhando as suas potencialidades para que consigam integrar-se com autenticidade com o povo que, humilde e disponivelmente, os acolhe.

 

 

SIMPLICIDADE: Caracteriza-se por uma atitude interior de desprendimento de alguns objetos e hábitos, que se concretiza num estilo de vida modesto, sem bens supérfluos.

Quanto mais simples for a nossa indumentária e a nossa forma de estar, menor será a distância (ainda que simbólica) que nos separa da comunidade local. Define-se, também, por uma forma de pensar simples, onde focamos apenas do essencial e naquilo que é extremamente necessário.

 

 

ORAÇÃO: O GAS’África é um grupo cristão, que procura viver a sua fé através da proposta católica. Este pilar concretiza-se em momentos privilegiados de encontro com Deus, onde se procura criar um espaço de reflexão e partilha.

 

 

SERVIÇO: Os voluntários que partem em missão buscam a procura diária de serviço ao outro, mediante as suas capacidades.

Este serviço é previamente preparado em Portugal, com o objetivo de responder aos pedidos das instituições e comunidades acolhedoras, com vista à cooperação para o seu desenvolvimento.

 

 

Percurso Formativo

A Universidade Católica do Porto (UCP), onde o projeto está filiado, é o local onde se realizam as formações semanais dos voluntários ao longo do ano, com vista a uma melhor preparação para a realização da missão.

Esta formação, com cerca de 9 meses, pretende desenvolver o crescimento pessoal dos formandos e incide diversos temas como: direitos humanos, autoconhecimento, gestão emocional, gestão de conflitos, entre outros.

 

 

Voluntariado em Portugal

Ao longo do percurso formativo conseguimos proporcionar diferentes experiências de voluntariado em áreas distintas:

  • Terceira idade: Centros de Dia e Lares Residenciais;
  • Crianças e jovens: Lares de infância e juventude;
  • Centros de Apoio a Sem-abrigo;