Estudantes da Universidade Católica no Porto recebem o Crisma

A Pastoral Universitária do Porto celebrou no dia 2 de julho, na Sé Catedral do Porto, o Crisma de 23 estudantes, numa cerimónia emotiva presidida por D. Vitorino Pereira Soares, Bispo Auxiliar do Porto.
Concelebraram o Padre José Pedro Azevedo, responsável da pastoral universitária do Porto (CIMT) e capelão da Universidade Católica no Porto, e o Padre Félix Sernas, capelão da Universidade Lusíada.

Para a Universidade Católica no Porto, foi um dia muito especial pelo culminar do segundo caminho de preparação para o Crisma de 17 dos seus estudantes, reforçando assim a sua identidade e missão católica. Já no passado dia 24 de junho, na missa de S. João Batista, na Paróquia da Foz do Douro, dois estudantes tinham sido crismados por não terem podido participar na celebração do dia 2 de julho. No final da cerimónia, três estudantes, um do CIMT, um da Universidade Católica e outro da Universidade Lusíada, partilharam o testemunho pessoal do caminho percorrido.

No fim do dia vários estudantes partilharam e agradeceram a experiência inesquecível que tinham vivido: “Foi um dia muito emocional para mim, pois às vezes esqueço-me que tenho quem me segure e me apoie nos piores dos momentos. Foi como se a fé acordasse em mim. Agora olho para as coisas e sinto uma luz dentro de mim, uma felicidade e serenidade imensa!”;

“Senti que ontem foi um dia que precisava mesmo de experienciar quando ouvi mais atentamente certas palavras que foram ditas, especialmente as do último testemunho. “Amem, amem muito e intensamente, pois existe Alguém que vos limpa as feridas” foi uma frase que me fez chorar, precisava mesmo de a ouvir e nunca me vou esquecer dela.”;

“Mais do que toda a preparação para a realização do Crisma, que só por si foi uma oportunidade única, o dia da celebração foi, sem dúvida, o momento mais marcante. Não só pelo local em si, mas especialmente por ter sido no dia de S. João, um dia tão especial para a cidade do Porto. E sendo eu João, teve um significado ainda maior. A mística daquele fim de tarde não a esquecerei. Muito obrigado pela oportunidade.”

O caminho de preparação dos 17 estudantes da Universidade Católica de diferentes faculdades foi organizado pela Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) com a colaboração de Tomás Cantista, docente da Escola do Porto da Faculdade Direito. Quinzenalmente, em formato on-line e presencial, os estudantes foram convidados a conhecer e a aprofundar as temáticas centrais da fé e da vida cristã: a Igreja, a Fé, a Esperança, o Amor a Deus e ao próximo, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, o Espírito Santo e os Seus dons, a Oração, o Compromisso, a Missa, a Reconciliação, entre outros temas.

Ficou a promessa de novos encontros no próximo ano letivo, quer para os já crismados, quer para novos estudantes que queiram iniciar o caminho de preparação.

Fotografias: © MarianaAbreu

05-07-2022