Formar para Servir: CAtólica SOlidária organiza formação da Equipa de Responsáveis 2021/22

A nova equipa de responsáveis da CAtólica SOlidária (CASO), o núcleo de voluntariado da Católica no Porto que integra a Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa, esteve reunida para formação nos dias 18 e 19 de setembro de 2021. Formar para servir foi o objetivo central deste encontro.

A nova equipa, composta por 10 estudantes de várias faculdades da Católica no Porto e liderada por Eduardo Lopes da CASO, participou em formações sobre Gestão de Voluntários e sobre a missão que irá assumir ao longo deste novo ano letivo.

As formações contaram com a presença de Mafalda Cerqueira Magro e de Daniel Fonseca, dois antigos responsáveis e Alumni da Católica, que partilharam as suas experiências e que desafiaram os novos elementos. Fizeram, também, parte deste encontro algumas atividades lúdicas como uma partida de paintball e um jogo CLUEDO.

Para a Universidade Católica, o voluntariado é um elemento essencial na formação integral de um estudante. Eduardo Lopes, da CASO, explica que “os alunos ao fazerem voluntariado sentem sempre que recebem muito mais do que aquilo que dão. Recebem os sorrisos e a alegria dos beneficiários com quem trabalham, mas além disso, desenvolvem um conjunto de competências que os transforma e que os faz, em muitos casos, olhar a vida com outros olhos.”

Para além das atividades formativas e das de teambuilding, este encontro permitiu também que os novos responsáveis começassem a preparar o ano letivo 2021/22, que arrancará com as sessões de apresentação da CASO que decorrerão nos dias 29 e 30 de setembro e 11 de outubro de 2021. Todos os alunos estão convidados a participar.

Para mais informações, poderão consultar o site da CASO ou enviar email para caso@porto.ucp.pt.

27-09-2021