Piquenique (d)Eficiência

No passado dia 11 de maio de 2022 realizou-se um piquenique e um torneio de matrecos nos relvados da Católica no Porto. Este evento juntou 2 instituições de pessoas com (d)Eficiência, a APPACDM e a Somos Nós que trouxeram 16 utentes para participar no convívio. As equipas foram mistas, constituídas por utentes das instituições, alunos e colaboradores da Católica no Porto, permitindo reduzir a diferença e reforçar a união.

O evento contou com o apoio da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, representadas pela Dr. Ana Furtado que realizou a abertura. A Tuna da Católica no Porto também proporcionou um momento musical e de animação que deixou o público entretido, em particular os utentes das instituições.

Foram 32 os participantes no torneio de matrecos, saindo vencedora a dupla composta pelo Diogo Dias (Presidente da Associação de estudantes de psicologia) e pelo Pedro Portugal (utente da Somos Nós). O piquenique contou com cerca de 100 pessoas onde não faltou muita alegria e animação. Este convívio foi assim marcado por muita diversão, entreajuda e competitividade.

Testemunho Diogo Dias – aluno do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde:

Foi uma atividade muito enriquecedora, pelo convívio, pela emoção e pela alegria que envolveu todo o torneio.
Com este torneio solidário conseguimos envolver os participantes e auxiliar a continuação do desenvolvimento da sua autonomia em diversas vertentes como a convivência; a sociabilização; a prática de atividades funcionais; e a própria integração na comunidade.
Foi uma experiência gratificante, a qual aconselho toda a gente a experienciar; e espero eu próprio poder participar futuramente nas novas iniciativas que forem surgindo.

17-05-2022