Parcerias

ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

A UCP é membro fundador o ORSIES, criado em fevereiro de 2017, uma rede colaborativa que visa fomentar a dimensão da responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior (IES) e promover o intercâmbio de experiências sobre políticas e práticas de Responsabilidade Social. O Grupo de trabalho Aprendizagem Serviço (ApS) é coordenado pela UCP.  Publicações relevantes nas quais participaram cerca de 30 IES e que podem ser consultadas no site do ORSIES: Livro Verde sobre Responsabilidade Social; Livro Indicadores Responsabilidade Social; Relatório sobre Ações de Responsabilidade Social

Início | Rede de Voluntariado no Ensino Superior (wixsite.com)

A UCP é membro fundador da R-VES que nasceu no dia 18 de outubro de 2019, por ocasião do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, na Universidade do Algarve. Esta rede visa a promoção e divulgação das práticas de voluntariado, gestão do voluntariado e investigação no ensino superior em Portugal.

Homepage | UN Global Compact

A UCP integrou esta rede de empresas e organizações que em todo o mundo, trabalham para o cumprimento da Agenda do Desenvolvimento Sustentável, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Grace – Empresas Responsáveis

A UCP – Porto aderiu ao GRACE em setembro de 2021 com o compromisso, espelhado no protocolo, de fazer chegar esta parceria a todas as faculdades e escolas dos 4 campi da UCP. O GRACE – Empresas Responsáveis é uma associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Tem como missão a promoção e desenvolvimento de uma cultura empresarial sustentável, fomentando a participação das empresas associadas no contexto em que se inserem, sob os seguintes eixos: Influenciador / Ativação Da Rede; Disseminador De Boas Práticas; Apoio/Suporte aos Associados. O GRACE privilegia, na sua ação, as Instituições Académicas como parceiros de excelência, acreditando que a formação universitária dos jovens deverá crescentemente integrar componentes de responsabilidade corporativa e de sustentabilidade. Nesse contexto, o GRACE desenvolveu um projeto denominado Uni.Network – Grace, cujo objetivo primordial é o de promover uma ligação, cada vez mais forte, dinâmica e mutuamente proveitosa, entre a comunidade académica e o universo empresarial.

Fórum de Ética - Ética e Sustentabilidade | Católica Porto Business School (ucp.pt)

A UDIP é membro do Fórum de Ética da Católica Porto Business School. O Fórum foi criado em 2015 como espaço de reflexão para líderes responsáveis, que não fosse um espaço de transmissão de informação, mas sim um momento de descoberta individual e de promoção da descoberta nos outros, onde pudessem ser discutidas temáticas relevantes para cada líder e respetivas organizações.