Conferência “Rumo a uma visão poliédrica” sobre a Pastoral nas Universidades Católicas

Pela primeira vez, o Dicastério para a Cultura e a Educação, presidido pelo Cardeal Tolentino de Mendonça, promoveu em Roma, nos dias 23 e 24 de novembro, o Congresso de Pastoral Universitária nas universidades católicas, com o tema “Rumo a uma visão poliédrica”.

O encontro, no qual participaram cerca de 200 responsáveis da pastoral universitária e capelães universitários das universidades católicas, representando 44 nacionalidades, foi uma ocasião para analisar e refletir sobre o objetivo e a missão da pastoral universitária e um momento para escutar o que está a acontecer nas diferentes realidades, bem como partilhar as melhores práticas neste domínio.

A Universidade Católica Portuguesa esteve representada pelos capelães de Braga, Porto e Lisboa, Padres Eduardo Duque, Zé Pedro Azevedo e Miguel Vasconcelos, e ainda Carmo Themudo da Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa.

Na Conferência de abertura, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, atual Prefeito do recém-criado Dicastério para a Cultura e a Educação, partilhou a temática “Anunciar o Evangelho em Contexto Universitário”, oferecendo reflexões sobre a visão poliédrica. “Acredito que é isso que o Papa Francisco fala quando nos desafia a substituir a esfera pelo poliedro. Ele diz: “O modelo não é a esfera... O modelo é o poliedro, que reflete a confluência de todas as parcialidades que nele mantêm sua originalidade... e que verdadeiramente incorpora todos (EG 236)”

O encontro terminou com uma audiência com o Papa, na qual o Papa Francisco recomendou três atitudes, apreciar as diferenças, acompanhar com o cuidado e agir com coragem.

05-12-2023