Alunos voluntários participam na Cerimónia de Compromisso da CASO

Após um ano de interrupção, os alunos voluntários da CASO (que este ano pela primeira vez integrou alunos do Serviço Comunitário) regressaram ao auditório Carvalho Guerra, no passado dia 24 de Novembro, para participarem na Cerimónia de Compromisso, onde assumiram, perante as instituições, a Universidade e os colegas, o compromisso anual com a CASO e o voluntariado.

A abertura da cerimónia ficou a cargo do Eduardo Lopes, coordenador da CASO, seguindo-se as intervenções da Profª Luísa Mota Ribeiro e da Profª Raquel Matos, em representação do Serviço Comunitário. Cláudia Dias, da Associação Cuidadores e representante das instituições parceiras, relembrou aos alunos o impacto que estes têm nos beneficiários e a importância de estarem presentes. Para fechar a abertura, a Profª Célia Manaia, em representação da Presidência, realçou a importância do voluntariado para a Universidade como meio de transformação e desenvolvimento pessoal. Várias vezes se destacou, nas intervenções, que os voluntários eram extraordinários e corajosos por darem tempo e darem-se aos outros.

O momento alto da noite foi o testemunho impactante e motivador do Johnson Semedo. Nascido na Cova da Moura teve um percurso de vida muito duro e adverso, com alguns comportamentos desviantes que o levaram inclusivamente a ficar recluso em estabelecimentos prisionais. Após ter mudado a sua vida, o Johnson tem-se focado na sua Academia, aplicando o que aprendeu com a sua experiência pessoal na ajuda a jovens em situações precárias. "Nós somos pobres, mas não comemos as asneiras dos outros", foi uma das frases do Johnson Semedo ao tentar passar aos voluntários e voluntárias, que todos erramos, mas que temos a força interior para mudar e fazer a diferença na vida dos que nos rodeiam através do amor ao próximo.

Depois deste momento inspirador, as responsáveis da CASO chamaram ao palco cada um dos voluntários para assinarem o compromisso que a partir daquele momento querem abraçar e assumir durante o ano. Cada um recebeu uma t-shirt e um crachá de voluntário, símbolo do “vestir a camisola” CASO.

03-12-2021