Católica avança com Plano de Proteção e Cuidado: todos somos agentes de uma cultura de bom trato

No âmbito do compromisso assumido pela Universidade Católica Portuguesa, em maio de 2019, de criar um sistema de proteção e cuidado de menores e adultos vulneráveis, já anteriormente divulgado, tiveram início na semana passada workshops de sensibilização para a temática dirigido às lideranças dos Centros Regionais, das unidades académicas e estruturas administrativas dos quatro campi, bem como para os cerca de 100 estudantes voluntários da CASO e do Serviço Comunitário do Campus Porto.

O workshop, que será realizado em três sessões de duas horas, pretende sensibilizar os participantes para a temática, mas também para a importância de promover internamente na Universidade, um clima de cuidado e bom trato, dentro e fora da sala de aula/laboratório, que garanta que estudantes, professores e colaboradores são agentes dessa cultura de bom trato, estão bem e são protegidos contra qualquer espécie de abuso.

O workshop está a ser dinamizado pela equipa do projeto “Cuidar”, do CEPCEP da Faculdade de Ciências Humanas. Na primeira sessão de enquadramento foram abordados os temas dos maus tratos e dos abusos em contexto universitário e ainda o mapa de riscos. Seguem-se a relação/interação em contexto universitário e a ligação ao Código de Conduta da UCP e ainda a ação em caso de suspeita/denúncia.  Em breve a formação será estendida a toda a comunidade interna pois a UCP entende que este é um tema da maior relevância em todos as organizações em geral e nas da Igreja em especial.

Novembro 2020

19-11-2020