CAtólica SOlidária arranca com as comemorações dos 20 anos

Já arrancaram as comemorações dos 20 anos da CAtólica SOlidária (CASO), o núcleo de voluntariado da Universidade Católica Portuguesa no Porto, integrado na Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP).

Reconhecer voluntários, Reencontrar a Família CASO, Recordar os bons temos: foram estes os “3 R`s” do primeiro evento que decorreu a 11 de dezembro e que pretendeu celebrar o percurso da CASO e a vida de tantos os que fizeram e fazem parte desta história. Ao longo de 20 anos, passaram pela CASO 1500 alunos, a participar em voluntariado pontual e regular, correspondendo a mais de 65 000 horas de voluntariado, 2.208 dias de 24 horas, o que corresponde cerca de 7 anos e meio de trabalho voluntário.

Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica no Porto, abriu a sessão dando destaque à missão da universidade de formação integral dos estudantes orientada para a realidade global, alicerçada nos princípios da verdade e do respeito pelas pessoas e pelo ambiente. A presidente da Católica no Porto referiu ainda que mais do que “bons técnicos, queremos formar boas pessoas”. Destacou ainda que a missão da CASO está alinhada com o pedido do Papa Francisco no Pacto Educativo Global de formar jovens protagonistas do bem comum, capazes de transformar o mundo e torná-lo num lugar melhor. Terminou fazendo uma analogia com a escolha do dia de S. Martinho para a sessão, lembrando a vida e a lenda deste santo, um cavaleiro gaulês que um dia, no regresso a casa, durante uma tempestade, encontrou um mendigo que lhe pediu uma esmola. Não tendo mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar: o milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho».

Fernando Paulo, vereador do Pelouro da Educação e do Pelouro da Coesão Social, em representação do Presidente da Câmara Municipal do Porto, destacou a importância das dinâmicas de voluntariado na cidade. Mais do que números, referiu as sementes que os estudantes voluntários da CASO deixam nas realidades que visitam. Numa palavra dirigida aos voluntários destacou que a dedicação, esforço e empenho destes em muito tem ajudado a melhorar a vida social da cidade, sobretudo daqueles que se encontram em situações de maior vulnerabilidade.

Para Carmo Themudo, coordenadora da UDIP, tem sido um privilégio e responsabilidade acompanhar o crescimento da CASO. “Este tem sido um trabalho de crescimento conjunto, por onde já passaram muitos rostos. Eu dou a cara, mas represento pessoas concretas, coordenadores, responsáveis, alunos, instituições. O maior privilégio é testemunhar como o voluntariado transforma. Muitos dizem que recebem mais do que dão, porque de facto o voluntariado é capaz de tirar o melhor de cada um de nós. É o amor que habita cada ser humano e que nestas alturas sai de nós para outros”, afirmou.

No final da sessão, deram testemunho dois antigos voluntários: Luís Pina Rebelo, voluntário em 2002, e Mariana Rossi, voluntária em 2022. Nas suas intervenções ambos reconhecem que o voluntariado deixa marcas para a vida. Seguiu-se o momento de entrega de uma carta de reconhecimento a cada antigo voluntário presente. Através deste símbolo pretendeu-se reconhecer e agradecer publicamente o tempo de voluntariado dedicado à missão da CASO, a entrega aos outros na construção de um mundo melhor e o respetivo contributo no impacto social obtido, através do serviço desenvolvido, junto da sua comunidade envolvente.

As comemorações dos 20 anos da CASO continuam

Este foi apenas o primeiro evento de um conjunto de quatro momentos. Estão já a ser organizar mais três eventos até ao fim de junho de 2023. Haverá um evento com testemunhos de atuais e antigos voluntários - o CASOTALKS -, uma ação de voluntariado para toda a comunidade e ainda uma conferência internacional onde será apresentado um estudo sobre a transformação e o impacto do voluntariado nos estudantes da Católica no Porto. Em todos estes momentos pretende-se celebrar 20 anos de voluntariado, compromisso, missão e serviço. Parabéns CASO!

16-11-2022