“CAtólica SOlidária – CASO” reforça equipa de voluntários do Viveiro do Projeto FUTURO - 100.000 árvores

Três alunos da Universidade Católica Portuguesa no Porto que integram o programa de voluntariado “CAtólica SOlidária – CASO”, na área “SER+: Ambiente”, juntaram-se em novembro e dezembro de 2021 à equipa do Viveiro do Projeto FUTURO - 100.000 árvores para auxiliar nas tarefas de produção e para cuidar das futuras árvores nativas.

As quinze horas que já dedicaram ao FUTURO foram essenciais para os trabalhos de final de ano, como a monitorização e organização do canteiro exterior e transplantes de urze-branca (Erica lusitanica) que aprenderam a realizar. Durante as sessões tiveram oportunidade de conhecer algumas das espécies existentes.

A equipa complementou o trabalho com transplantes de bétula (Betula pubescens) e envasamentos de pilriteiro (Crataegus monogyna), de modo a garantir que todas estas plantas tenham mais condições para se desenvolverem bem nas estações seguintes. No decorrer do mês de dezembro, a estufa está também a ser preparada para receber as sementeiras desta época.

As primeiras impressões dos voluntários são positivas e contamos com o contributo deles para a nova temporada de trabalho. Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS |©2021CRE.Porto.malmeida ©2021CRE.Porto.amourao

As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.

21-12-2021