CAtólica SOlidária recebe Menção Honrosa da Confederação Portuguesa de Voluntariado

A CAtólica SOlidária (CASO), o núcleo de voluntariado da Universidade Católica no Porto, recebeu uma Menção Honrosa na categoria jovem, no âmbito do “Troféu Português de Voluntariado 2022”, atribuído pela Confederação Portuguesa de Voluntariado.

“É com muito orgulho e felicidade que recebemos este reconhecimento”, afirma Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa, que detém a gestão da CASO.

A Menção Honrosa reconhece o trabalho de todos os voluntários que, ao longo dos 20 anos da CASO, contribuíram para a construção de um mundo melhor. Carmo Themudo acrescenta, também, que “este prémio é um incentivo e um estímulo para continuarmos a servir a sociedade.”

A Confederação Portuguesa de Voluntariado promove anualmente, desde 2009, a realização do “Troféu Português do Voluntariado”, tendo como propósito reconhecer voluntários associados a projetos de voluntariado, desenvolvidos no âmbito de uma organização de voluntariado ou promotora de voluntariado. A categoria jovem distingue voluntários, individualmente ou em equipa, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos. Promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa, de solidariedade e de dádiva, na construção do bem comum, valorizar o voluntariado que contribua para a melhoria das condições de vida nas comunidades e divulgar boas práticas de voluntariado para potenciar a sua replicação e/ou a realização de novos projetos de voluntariado são os objetivos desta iniciativa.

A CASO foi fundada em 2002 e celebra este ano o seu 20º aniversário. As celebrações já arrancaram e estender-se-ão ao longo de 2023 com um conjunto de iniciativas que pretendem envolver toda a comunidade académica em torno da importância do voluntariado. O núcleo de voluntariado da Católica no Porto tem como missão promover a solidariedade e estruturar o voluntariado, enquanto “marca educativa que transforma para a vida”, fortalecendo as ligações entre a Católica no Porto e a sociedade envolvente.

pt
06-12-2022