Estudantes participam em missões de voluntariado nacional e internacional

Parte intrínseca da Universidade Católica no Porto, o voluntariado assume-se como uma área-chave na formação integral dos estudantes. Este ano são 15 os estudantes que abraçam o desafio e viajam em missões de voluntariado em São Tomé, Espanha, Bósnia, Itália e Quénia. Em paralelo, a Universidade Católica no Porto vai também acolher em Portugal, ao abrigo da organização Just a Chance e da Paróquia de Mexilhoeira Grande, 14 estudantes estrangeiros.

De malas quase feitas para os destinos escolhidos, quatro estudantes vão estar, entre 23 de julho e 10 de setembro, a desenvolver atividades em Guadalupe, São Tomé e Príncipe, na Comunidade das Irmãs. Cumpre-lhes, no local, realizar ações de sensibilização no posto de saúde para as mães, dando formação na área da nutrição. O desafio que lhes levará à ajuda humanitária abrangeu uma formação semanal, no âmbito de voluntariado e desenvolvimento de competências pessoais, promovidas pelo GAS’África (Grupo de Ação Social em África e Portugal), durante sete meses, numa média de 100 horas de formação.

Já no âmbito do programa FLY (Programa Europeu de Voluntariado), do qual a Universidade Católica no Porto faz parte, os restantes onze estudantes mergulharam em dois processos de formação prévios ao momento da partida para a assistência humanitária. O primeiro momento debruçou-se sobre temas como a desigualdade e pobreza, estereótipos e preconceitos, ferramentas para o voluntariado e multiculturalidade. O segundo momento de formação foi direcionado para a atividade especifica tendo por base o público-alvo: migrantes, pessoas em risco de exclusão, formação de menores de idade e cuidado de pessoas e comunidade.

A primeira voluntária já está em Roma, onde permanecerá até ao final do mês, e onde vai desenvolver e divulgar a participação dos jovens no Pacto Global sobre a Educação proposto pelo Papa Francisco na Scuola EIS LUMSAO.

Ao longo dos meses de julho e agosto seguem-se os restantes destinos: Mexilhoeira Grande (três voluntários), Valladolid (dois voluntários), Sevilha (dois voluntários), Zaragoza (um voluntário) e Bósnia (um voluntário). A missão mais longa irá realizar-se no Quénia, num orfanato com crianças vulneráveis, onde o estudante voluntário ficará durante dois meses.

Em paralelo, a Universidade Católica no Porto vai também acolher, através da organização Just a Chance e da Paróquia de Mexilhoeira Grande, 14 estudantes estrangeiros. Integrados no Just a Chance, 12 alunos (nove de Espanha e três de Eslováquia) estarão a desenvolver atividades de voluntariado na comunidade em Óbidos e dois estudantes (um de Espanha e um da Eslováquia) em Fornos de Algodres, durante os meses de julho e agosto. Para a Paróquia e Mexilhoeira Grande, no mês de julho, estarão outros 3 estudantes (dois de Espanha e um da Eslováquia) a desenvolver atividades de voluntariado na comunidade local.

06-07-2022