Estudantes da Universidade Católica no Porto recebem o Crisma

A Pastoral Universitária do Porto celebrou a 3 de julho na Sé Catedral do Porto o Crisma de vários estudantes universitários, numa cerimónia emotiva presidida por D. Vitorino Pereira Soares, Bispo Auxiliar do Porto. Concelebraram o Padre José Pedro Azevedo, responsável da pastoral universitária do Porto (CIMT) e capelão da Universidade Católica e o Padre Félix Sernas, capelão da Universidade Lusíada. Para além dos crismandos, padrinhos e um número restrito de familiares, marcou presença na cerimónia Célia Manaia, vice-presidente da Universidade Católica no Porto.

Para a Universidade Católica no Porto foi um dia histórico pois, pela primeira vez, organizou o caminho de preparação para o Crisma para os seus estudantes, reforçando assim a sua identidade e missão católica. Foi uma cerimónia especial onde, apesar das máscaras e das limitações no contexto da pandemia, foi possível perceber a felicidade e a luz nos olhos de todos. No final, alguns dos estudantes do CIMT, Universidade Católica e Universidade Lusíada, partilharam o testemunho pessoal do caminho percorrido até ali em representação do grupo.

Vasco Lobo Xavier, estudante da dupla licenciatura em Direito e em Gestão, no final da cerimónia referiu: “Para mim, pessoalmente, este caminho começou com uma promessa que fiz com a minha família, mas já antes disso tinha aprendido com as minhas avós que ter fé é sempre possível, principalmente nos momentos em que é mais difícil. Agora começa um novo percurso, e espero conseguir fazer pelos outros aquilo que a minha família, os meus amigos e todas as pessoas que me acompanharam nos últimos anos fizeram por mim. É por isso que hoje, acompanhados por quem mais nos ama e a transbordar de alegria, acolhemos a vida de Jesus no nosso caminho a aceitamos a responsabilidade de cumprir a vontade de Deus.”

O caminho de preparação dos estudantes da Universidade Católica no Porto, provenientes de diferentes unidades académicas, foi organizado pela Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Católica no Porto com a colaboração de Tomás Cantista, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito. Quinzenalmente, em formato on-line, os estudantes foram convidados a conhecer e a aprofundar as temáticas centrais da fé e da vida cristã: a Igreja, o Amor a Deus e ao próximo, Jesus, O Espírito Santo, Oração, Compromisso, Missa, Reconciliação,…

No fim do dia vários estudantes partilharam e agradeceram a experiência inesquecível que tinham vivido:

“foi uma cerimónia muito especial”; “muito obrigada pela organização, o acompanhamento, as lições, a honestidade e simpatia…”; “muito obrigada por tornarem isto tudo possível”; “ muito obrigada por terem tornado este caminho possível e tão bonito! Foi muito especial!”; “Estou muito, muito feliz! Muito Obrigada!”

Ficou a promessa de novos encontros no próximo ano letivo, quer para os já crismados, quer para novos crismandos.

03-07-2021