Projeto do CApS - Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço distinguido com Menção Honrosa

Um projeto do CApS - Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço, iniciativa nacional da universidade, coordenada pela Católica no Porto, que visa a promoção da metodologia Aprendizagem-Serviço (ApS), foi distinguido com uma Menção Honrosa, no âmbito do UNISERVITATE Award. Este prémio procura promover as práticas da metodologia ApS de qualidade levadas a cabo por Instituições de Ensino Superior Católicas.

O projeto distinguido chama-se “Capacitar para Proteger”, é da Escola de Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde de Lisboa, e visa o desenvolvimento de competências nos estudantes, no âmbito da promoção da literacia em saúde na comunidade. Nasceu das necessidades identificadas nas populações, capacitando-as para práticas seguras, no contexto da promoção da saúde em março de 2020 durante a pandemia de COVID-19.

O CApS – Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social é liderado pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) e pela Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Católica no Porto e trata-se do primeiro projeto nacional que envolve os quatro campi da universidade (Lisboa, Braga, Porto e Viseu), potenciando a coesão interna e o foco comum num ensino inovador e diferenciador.  Até julho de 2022, registou-se um total de 44 projetos de ApS implementados em diferentes áreas – Bioengenharia, Economia, Gestão, Direito, Medicina Dentária, Línguas Estrangeiras, Comunicação, Pedagogia Social, entre outras - que envolvem mais de 500 estudantes e cerca de 80 professores já estabeleceram a metodologia em mais de 50 unidades curriculares. São dados que confirmam a vocação da UCP de intervenção na sociedade, seja através dos profissionais que forma ou do trabalho que desenvolve em parceria com múltiplos interlocutores em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

01-08-2022