UCP distinguida com Selo de Qualidade Academia Voluntária da CASES

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi distinguida com o Selo de Qualidade Academia Voluntária da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social pelo trabalho desenvolvido pela CASO – CAtólica SOlidária, núcleo de voluntariado do Centro Regional do Porto, que conta já com 20 anos de experiência na área do voluntariado Universitário.

O júri da iniciativa, que aprovou a candidatura da Universidade por unanimidade, reconhece que “as práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos pela UCP, em prol da promoção da prática de Voluntariado, são merecedoras de distinção”. O Selo de Qualidade será entregue em cerimónia pública, na Culturgest, a realizar no Dia Internacional dos Voluntários, que se assinala no dia 5 de dezembro.

Para Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), “este selo representa o reconhecimento da qualidade do trabalho que a Universidade tem vindo a fazer na gestão de práticas de voluntariado.  Há 20 anos atrás fomos pioneiros por estruturar o voluntariado e continuamos a ser uma referência de boa prática no contexto das instituições de ensino superior. Não posso deixar de dizer que sinto uma enorme gratidão por todos os que fizeram e fazem parte da história da CASO, coordenadores, responsáveis, alunos, instituições. Tem sido um privilégio acompanhar de perto estes 20 anos. Por último, este selo vem trazer um enorme sentido de responsabilidade para os próximos anos.”

20 anos, 1500 alunos, 65 mil horas de trabalho voluntário

A CASO, fundada em 2002, é o núcleo de voluntariado da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Os seus voluntários são maioritariamente estudantes, mas também podem ser docentes, funcionários e antigos alunos. Está, desde 2008, inserida na UDIP e promove o voluntariado na comunidade académica como “marca educativa que transforma para a vida”, fortalecendo as ligações entre a Universidade e a sociedade envolvente.

A CASO nasceu com quatro áreas/instituições de voluntariado organizadas, nas quais começaram por participar 15 estudantes da universidade. Hoje são oito áreas de voluntariado – Ambiente; Abrigo; Cultural; Especial; Exemplo; Profissional; Sabedoria; Vida –, 35 instituições parceiras e mais de 150 estudantes que anualmente participam em atividades de voluntariado. Apresenta um programa de gestão de voluntários, dinâmico, exigente e formativo num percurso de aprendizagem permanente e de serviço na e com a comunidade. Ao longo de 20 anos, passaram pela CASO 1500 alunos, em voluntariado pontual e regular, correspondendo a mais de 65 000 horas de voluntariado, 2.208 dias de 24 horas, o que corresponde a cerca de 7 anos e meio de trabalho voluntário.

As comemorações dos 20 anos da CASO arrancaram a 11 de novembro com um evento que pretendeu reconhecer e agradecer o trabalho dos antigos voluntários, relembrando que o voluntariado deixa marcas para a vida.  Este foi apenas o primeiro evento de um conjunto de quatro momentos. Estão já a ser organizados mais três eventos até ao fim de junho de 2023. Haverá um evento com testemunhos de atuais e antigos voluntários - o CASOTALKS -, uma ação de voluntariado para toda a comunidade e ainda uma conferência internacional onde será apresentado um estudo sobre a transformação e o impacto do voluntariado nos estudantes da Católica no Porto.

21-11-2022