Voluntários da CASO nos trabalhos de manutenção no Viveiro do FUTURO do Projeto das 100 mil árvores

Mãos semeadoras no Viveiro do FUTURO

Em janeiro e fevereiro, voltámos a reunir a nossa equipa e os Voluntários no Viveiro do FUTURO para participarem nas tarefas planeadas para os primeiros meses do ano: a realização de sementeiras.

Em sete tardes, recebemos 17 participações voluntárias, entre as quais as veteranas Eduarda, Isabel e Sandra, que há muito contribuem com o seu tempo para cuidar das plantas nativas cá produzidas, o Alexandre, o José e o Sebastião da “CASO – Católica Solidária” e as estreantes Ana, Carina e Mariana, estudantes estagiárias no Parque das Serras do Porto, que vieram dar o seu auxílio no Viveiro e aproveitaram para conhecer mais sobre o seu funcionamento.

Antes da semente ir para a terra, o trabalho passa por encher os tabuleiros de produção com substrato florestal e garantir uma boa compactação, pois assim permite um bom desenvolvimento do sistema radicular e também maximizar a área útil do alvéolo. Uma tarefa que exige um pouco de força, mas que depois de terminada foi substituída por uma mais delicada: semear pequenas sementes de medronheiro (Arbutus unedo), amieiro (Alnus glutinosa) e bétula-portuguesa (Betula pubescens).

FOTOS | ©2022CRE.Porto.malmeida ©2022CRE.Porto.amourao

A pensar na vegetação característica de orlas de bosques, matos e matagais, e que também poderão enriquecer parques e jardins urbanos, concretizou-se a sementeira de jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans) e de duas novidades para a produção do Viveiro do FUTURO: o trovisco-macho (Euphorbia characias) e a canafrecha (Ferula communis).

Foram momentos produtivos e bem passados, com milhares de sementes colocadas na terra pelas mãos atenciosas dos Voluntários do FUTURO!

Muito gradecemos o tempo dedicado à floresta nativa.

As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução. Todas as sementes foram adquiridas ao Centro Nacional de Sementes Florestais e ao projeto Sementes de Portugal.

Fonte: website do Projeto das 100 mil árvores

12-05-2022