CASO inicia atividades com mais de 150 alunos no voluntariado regular

O mês de setembro é o mês de arranque da CASO – CAtólica SOlidária, o núcleo de voluntariado da Universidade Católica no Porto. Formação de Responsáveis, Feira Solidária, Sessões de Apresentação, Entrevistas, Formação de Voluntários, são algumas das atividades que deram o pontapé de saída a mais um ano letivo da CASO, que este ano celebra os seus 20 anos.

No fim de semana de 10 e 11 de setembro as 12 responsáveis da CASO receberam formação no âmbito da liderança e gestão de voluntários. Nas palavras da responsável Mariana Craveiro “No fim de semana de formação tive oportunidade de conhecer todas as responsáveis das Áreas Ser+ e criar, desde o início, uma excelente relação entre todas. Houve tempo para tudo: exercícios de autoconhecimento e partilha, testemunhos de pessoas ligadas à CASO, uma versão melhorada do 'Masterchef' em equipa, um gato que saiu do nosso quarto, enigmas e resolução de problemas em equipa para este ano letivo. Saímos de lá no mesmo ponto de partida! Cheias de alegria e vontade para fazer crescer a CASO e acompanhar de perto a nossa equipa de voluntários.

Seguiu-se a Feira Solidária, durante dois dias, no átrio principal, na qual as instituições parceiras da CASO que estiveram presentes puderam apresentar-se aos alunos. Durante a mesma semana, a CASO fez-se representar pelas suas responsáveis numa banca, de forma a apresentar aos potenciais voluntários as diversas áreas de atuação da CASO.

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro realizaram-se as três sessões de apresentação da CASO que contaram com a presença de 175 alunos dos diversos cursos da universidade. De acordo com a voluntária Rita Caldeira “A sessão de apresentação da CASO a que tive oportunidade de comparecer permitiu-me visionar, enquanto futura voluntária, de que forma a minha participação nas diversas atividades poderá ter impacto quer na vida das pessoas que me cruzarei, quer no meu desenvolvimento e crescimento pessoal. O testemunho partilhado pelas responsáveis dos/as diversos departamentos/áreas, em especial o da Constança, fez-me perceber que o voluntariado, mais do que saber dar, é saber receber, evoluir e agradecer.

Após estas sessões 180 alunos demonstraram o seu interesse em realizar voluntariado pela CASO, dos quais 125 para realizar voluntariado regular, 61 para realizar voluntariado pontual, 37 para o serviço comunitário e 57 com interesse em realizar voluntariado internacional. Ao longo da semana de 26 a 30 de setembro foram realizadas 132 entrevistas a potenciais voluntários o que permitiu ficar a conhecer o percurso de cada um e de que forma podiam fazer a diferença.

No dia 6 de outubro foi realizada a formação geral e especifica que contou com a presença de 103 voluntários e 7 representantes de instituições parceiras, permitindo dar formação aos estudantes sobre os pilares do voluntariado e a forma como devem atuar com os seus públicos-alvo. Segundo a voluntária Marta Lereno “Gostei imenso de ouvir uma pessoa que trabalha nessa mesma área do Ser+ Especial. E confesso que isso me tenha entusiasmado ainda mais para poder fazer voluntariado! Depois também nos foi dada a oportunidade enquanto equipa de voluntariado de nos conhecermos umas às outras e isso foi super divertido! Começámos por jogar um jogo do 'speed dating' e depois tínhamos que nos lembrar o que cada uma de nós tinha dito (essa foi a parte mais complicada). A nossa responsável de voluntariado (Mariana) também nos mostrou que podemos estar completamente à vontade umas com as outras porque afinal fazemos parte de uma equipa, a equipa do CASO e em particular Ser+ Especial! Acabou por ser quase uma formação-convívio, o que torna as coisas muito melhores para nos relacionarmos e motivarmo-nos para a grande missão que nos espera! Senti que fui muito bem recebida e também bem informada para o voluntariado no Ser+ Especial”.

A segunda e terceira semanas de outubro são as semanas das integrações. Com a ajuda das Responsáveis de área Ser+, os voluntários são apresentados às Instituições para darem início ao voluntariado e, mais tarde, depois de um período experimental, assumirem o compromisso numa sessão conjunta no dia 22 de novembro.

17-10-2022