CAtólica SOlidária prepara nova equipa de responsáveis para 2023/24

Com o arranque de um novo ano académico, começaram, também, os preparativos para mais um ano de voluntariado para os estudantes da Universidade Católica Portuguesa no Porto e, para isso, já está formada a nova equipa de responsáveis que irá gerir as diferentes áreas de voluntariado da CAtólica SOlidária (CASO).

A equipa recém-formada, composta por 10 estudantes que representam as diversas faculdades, mergulhou num programa de formação, através do qual foram abordados temas cruciais como a gestão de voluntários, a liderança e a missão que irão assumir ao longo do novo ano letivo.

Impacto e Solidariedade

Constança Barbosa, coordenadora da CASO, enfatizou a transformação que o voluntariado pode trazer: “cada vez mais os alunos têm experiências de voluntariado que os marcam e lhes trazem competências diferenciadoras, fazendo-os olhar para o mundo de uma maneira diferente.

Andreia Martins, estudante da Licenciatura em Direito e responsável da CASO, elogiou a formação como um momento onde se desenvolveram relações interpessoais e onde se fortaleceu a união da nova equipa.

Bárbara Oliveira, estudante da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão e uma das responsáveis, referiu que este será o “primeiro ano como responsável de voluntariado da CASO, da área Ser + Exemplo Tutoria.”  A estudante confessou que “se criou um ambiente incrível na formação e tenho a certeza de que, ao longo deste ano, vamos superar todos os desafios que se cruzarem no nosso caminho.

O programa de formação que decorreu entre 7 e 8 de setembro contou, também, com um momento de team building, onde todas as participantes estiveram envolvidas na confeção de bolos que foram oferecidos aos serviços da Universidade.

A CASO, o núcleo de voluntariado da Universidade Católica no Porto, inserida na Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), promove o voluntariado que poderá assumir uma periodicidade regular (em 7 áreas SER+: Ambiente; Abrigo; Especial; Exemplo; Profissional; Sabedoria; Vida) e/ou pontual.

21-09-2023