Compromisso e missão: estudantes da Católica totalizam 3440 horas de serviço voluntário em 22/23

125 estudantes da Universidade Católica no Porto, distribuídos por 8 áreas de voluntariado, completaram um total de 3440 horas de serviço em mais de 35 instituições parceiras. Os dados sobre o voluntariado no ano letivo de 2022/23 foram partilhados na reunião de balanço e celebração da CAtólica SOlidária (CASO). Conduzida por Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa, e por Constança Barbosa, coordenadora da CASO, a iniciativa juntou instituições, docentes e estudantes e proporcionou a partilha de ideias e testemunhos.

Os testemunhos foram partilhados por Luísa Mota Ribeiro e Helena Gil da Costa, ambas docentes da Faculdade de Educação e Psicologia, que apresentaram a metodologia Aprendizagem Serviço, e por três estudantes de Psicologia que partilharam as suas experiências em diferentes contextos sociais. Mariana Craveiro sobre o projeto do Serviço Comunitário no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, Diogo Costa sobre o projeto do Serviço Comunitário na Associação dos Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos e Maria Silva sobre a sua experiência enquanto voluntária da área SER + Exemplo lúdico na Obra Diocesana de Promoção Social da Fonte da Moura.

Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica no Porto, marcou presença no encontro e relembrou o “papel crucial que a CASO tem assumido no desenvolvimento e crescimento dos estudantes.”

Qual o impacto do voluntariado nos estudantes da Universidade Católica no Porto?

Durante a sessão, foram apresentados alguns dados sobre o estudo de impacto da CASO que está a ser desenvolvido. Este estudo pretende refletir a marca e o efeito que o voluntariado tem na formação dos estudantes.

Os estudantes atuais destacam que o voluntariado os impactou ao nível da consciência política, da empatia e da capacitação pessoal: “experiência muito enriquecedora que me ligou a realidades muito diferentes do meu lugar de privilégio”, “ajudou-se a ganhar novas perspetivas e a cultivar empatia por todos” e “uma experiência enriquecedora para o meu crescimento”.

Os alumni formados recentemente afirmam que o impacto da CASO se revela na empregabilidade, na medida em que o voluntariado ajudou a orientar as escolhas profissionais, e, também, na aprendizagem, e os alumni que já estão no mercado de trabalho há algum tempo destacam que o impacto da CASO se revela na ação cívica e na participação.

São dados preliminares de um estudo que está a ser desenvolvido e que pretende demonstrar o real impacto que o voluntariado promovido pela CASO tem nos estudantes e no seu desenvolvimento.

Voluntários, festa e compromisso

A CASO promoveu um encontro entre todos os voluntários para marcar o encerramento do ano de voluntariado.

Decorrido a 25 de maio, os estudantes foram recebidos em clima de festa. Após o agradecimento do compromisso, por parte de Constança Barbosa, seguiu-se um momento de distinção de voluntários, tendo como critério o empenho, a participação regular e assídua e uma postura ativa nos diferentes momentos decorridos ao longo de todo o ano letivo.

O encontro foi animado pela atuação da Tuna da Universidade Católica no Porto e os voluntários foram ainda desafiados a partilhar as suas experiências e principais aprendizagens.

Termina, assim, mais um ano de voluntariado e serviço à comunidade. Para o ano há mais!

15-06-2023