“É um orgulho muito grande receber os dois símbolos na minha cidade”: Católica no Porto acolhe símbolos da JMJ 2023

Alegria e expectativa eram os sentimentos dos vários jovens que esperavam no Cais do Ouro (marginal da Foz do Porto), enquanto aguardavam pela chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023. A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora cruzaram o rio Douro, partindo da Afurada (em Vila Nova de Gaia) em direção às centenas de pessoas que aguardavam com entusiasmo do outro lado do rio. A peregrinação terminaria no campus da Universidade Católica no Porto.

Nos meses que antecedem a JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. A viagem dos símbolos até ao campus da Católica no Porto foi feita por dezenas de jovens, estudantes universitários e de colégios e escolas do Porto.

Entre eles estava Rodrigo Müaze, estudante da Universidade Católica no Porto, que confessa ter sido uma oportunidade imperdível: “É um orgulho muito grande poder receber estes dois símbolos na minha cidade e, ao mesmo tempo, partilhar a fé cristã com outros jovens do mundo inteiro aqui em Portugal”.

No mesmo grupo de estudantes, ouvimos Sofia Sá Couto. É estudante da Universidade Católica e expressa que este momento teve muito significado para si: “O nosso objetivo era mover o máximo de pessoas possível para as Jornadas que estão a chegar e finalmente Portugal vai ser representado.”  Otimista quanto à adesão da comunidade escolar a esta iniciativa, a estudante referiu que “foi emotiva a forma como diferentes pessoas, em diferentes momentos, transportaram os símbolos. Foi um momento muito importante.”

A peregrinação foi acolhida no campus da Universidade pelo Padre José Azevedo, capelão da Católica no Porto, juntamente com Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, diretores das Faculdades, docentes, colaboradores e alunos.

Durante duas horas, entre viagem de barco e a pé, o caminho dos símbolos da JMJ 2023 até ao campus na Católica no Porto foi um momento de grande relevo e emoção para todos os que nele participaram. Na Universidade realizou-se um momento de oração.

A Jornada Mundial da Juventude irá decorrer, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

07-10-2022