Estudantes da Universidade Católica no Porto recebem o Crisma

A Pastoral Universitária do Porto celebrou no dia 1 de julho, na Sé Catedral do Porto, o Crisma de 21 estudantes, dos quais alguns da Universidade Católica no Porto, numa cerimónia emotiva presidida por D. Vitorino Pereira Soares, Bispo Auxiliar do Porto. Concelebraram o Padre José Pedro Azevedo, responsável da pastoral universitária do Porto (CIMT) e capelão da Universidade Católica no Porto, e o Padre José Paulo, capelão da Universidade Lusíada.

Para a Universidade Católica no Porto, foi um dia muito especial, pois completou-se o terceiro caminho de preparação para o Crisma, reforçando assim a sua identidade e missão católica. Filipa Pimentel, estudante da Católica Porto Business School, afirma que “o Crisma foi o culminar de um processo de autodescoberta, que me abriu novos caminhos nos quais serei, certamente, uma pessoa mais forte humana e espiritualmente com o sentido de cuidar do outro presente.” Ana Sofia Graça, estudante da Escola do Porto da Faculdade Direito, partilha que “o sacramento do crisma foi, para mim, um “abrir portas” para uma fé que já há muito procurava. Sinto-me em paz com o passo que tomei e sei que seguirei o caminho da vida mais segura, mais plena e mais feliz.”

O caminho de preparação das estudantes de diferentes cursos da Universidade Católica no Porto foi organizado pela Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) com a colaboração de Tomás Cantista, docente da Escola do Porto da Faculdade Direito. Semanalmente, em formato presencial, as estudantes foram convidadas a conhecer e a aprofundar as temáticas centrais da fé e da vida cristã: a Igreja, a Fé, a Esperança, o Amor a Deus e ao próximo, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, o Espírito Santo e os Seus dons, a Oração, o Compromisso, a Missa, a Reconciliação, entre outros temas.

Ficou a promessa de novos encontros no próximo ano letivo, quer para os já crismados, quer para novos estudantes que queiram iniciar o caminho de preparação.

01-07-2023