GAS’África dinamizou durante o ano formações sobre voluntariado e direitos humanos

“Eu sou tão feliz por fazer parte disto. Obrigada.”

Ainda que com a formação de voluntários suspensa devido às condicionantes impostas pela pandemia, o GAS’África - Grupo de Ação Social em África e Portugal - uniu a vontade de servir de voluntários de anos anteriores e realizou diversas sessões em escolas do distrito do Porto.

Foi entre os meses de março e junho de 2021 que, voluntários do GAS’África, alguns dos quais foram em missão há quase 7 anos, se juntaram à Direção com o propósito de levar aos mais novos temas também desenvolvidos no âmbito das missões do GAS, como os Direitos Humanos, a empatia, resiliência, cooperação, atenção ao outro e a importância do voluntariado.

“Obrigada pela oportunidade que nos deram de continuarmos a vestir as cores do GAS.”

Com recurso a métodos de educação não formal, estas “idas” às escolas, maioritariamente à distância, revelaram a imensa predisposição dos alunos para as temáticas trabalhadas, proporcionando, através de atividades e partilha dos próprios, a reflexão sobre valores essenciais à convivência em sociedade nos dias de hoje.

Da primária à secundária, do AE de Escolas Diogo Macedo em Gaia, ao AE Dr. José Domingues dos Santos em Matosinhos, ao AE do Levante da Maia, os voluntários do GAS’África encontraram professores abertos à possibilidade, cada vez mais necessária e evidente, de trabalhar temas que vão além do estritamente previsto no Programa. Pois antes de aprendermos a ler, escrever e contar, já temos direitos, já temos emoções e já vivemos em comunidade.

“Foi muito bom voltar a sentir e viver um bocadinho os pilares GAS’Africanos, adorei!”

Um dos ensinamentos do GAS’África refere que todos os dias somos chamados a servir, todos os dias somos chamados a ser voluntários. E que tudo o que não damos, perde-se. Foi com este espírito que o GAS se reinventou e adaptou a mais um ano em pandemia, de forma a continuar a sua missão de transformar vidas, seja em que circunstâncias for.

“Tinha muitas saudades disto, sem dúvida! Obrigada”

Mariana, Ju, Patrícia, Edu, Bábá, Marta, Ana, Di, Rita, Alice, Bá, Patrícia, Francisca, Mariana, Rute,

Obrigada nós.

14-07-2021