Outubro Rosa: UCP unida na luta contra o cancro da mama

A Universidade Católica Portuguesa associa-se à iniciativa Outubro Rosa, com o objetivo de sensibilizar a sua comunidade académica para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Numa campanha de âmbito nacional, a UCP realiza várias atividades de sensibilização e de angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a partir de 18 de outubro.

Durante o mês de outubro, a UCP disponibiliza informação nos seus quatro campi sobre os fatores de risco associados ao cancro da mama e recomendações para a prevenção e o diagnóstico precoce desta doença. Simultaneamente, organiza uma angariação de fundos a nível nacional, podendo a comunidade participar através de donativos a entregar nas caixas identificadas localizadas nos bares, refeitórios, livrarias e papelarias.

Criado nos Estados Unidos da América, nos anos 90, o movimento “Outubro Rosa” (Pink October) tem como objetivo inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Por isso, a cor rosa é utilizada para sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce, apoiar a investigação nesta área e homenagear as mulheres com cancro da mama.

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública, sendo o cancro mais prevalente em Portugal e no mundo. Embora a maioria dos casos ocorra em mulheres com mais de 50 anos, cerca de 1 em 100 afeta homens. Vários fatores de risco, como idade, histórico familiar, alterações genéticas, excesso de peso, tabagismo, consumo de álcool, início precoce da menstruação e menopausa tardia, estão associados ao desenvolvimento do cancro da mama. O diagnóstico precoce é crucial, uma vez que oferece uma taxa de cura superior a 90% e melhora a qualidade de vida.

Mais informação aqui

18-10-2023