Pela floresta nativa: voluntários da CAtólica SOlidária contribuem para o projeto FUTURO

Estudantes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que integram a CAtólica SOlidária (CASO), foram voluntários no projeto FUTURO, que promove a floresta nativa e a participação ativa do cidadão e que é coliderado pela Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP).

Contribuindo para a biodiversidade regional, os estudantes totalizaram 86 horas de serviço, ao longo do ano letivo de 2022/23. Os voluntários da CASO, que integram a área de voluntariado Ser + Ambiente, provenientes de cursos diferentes (Gestão, Direito e Enfermagem), dedicaram os seus tempos livres à promoção da biodiversidade florestal da nossa região, integrando o grupo de voluntários do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

O FUTURO espera “continuar a contar com a adesão, entrega e motivação da comunidade da CASO para a missão do projeto”.

Os voluntários realizaram diversas tarefas práticas, como transplantes, envasamentos e monda de infestantes e conheceram, de perto, espécies características dos bosques nativos, como o medronheiro e o lódão. O grupo, também, participou nos trabalhos do viveiro do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, onde cuidaram de árvores nativas jovens. Durante as ações, passaram momentos agradáveis, enriquecedores e puderam conhecer e partilhar histórias com outros voluntários do FUTURO.

O FUTURO é um projeto de âmbito regional do CRE.Porto. Desde 2011, já plantou mais de 136.000 árvores e arbustos autóctones nos municípios parceiros e assegurou diretamente 22.057 participações de voluntários. O papel do voluntário espelha-se como a base do projeto, pois, sem o envolvimento do cidadão, a transformação do território não seria possível.

FUTURO

O projeto FUTURO é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores.
No âmbito do FUTURO são plantadas espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, que em conjunto com ações concertadas, promovem o restauro ecológico das áreas florestais da AMP.

O que fazemos [equipa técnica CRE.Porto/ UCP com os parceiros]

• Produzimos árvores e arbustos autóctones em viveiro certificado
  • Planeamos com os parceiros municipais
  • Apoiamos a preparação de áreas (recursos materiais e financeiros)