Universidades e Responsabilidade Social: Católica promove conferência internacional

As Universidades e a Responsabilidade Social esteve em debate na conferência internacional “University as an epicentre for social responsibility: commitment to people and the planet”, organizada no âmbito da celebração dos 20 anos da CAtólica SOlidária (CASO), o núcleo de voluntariado da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto.

“Dinamizar e intensificar o diálogo entre a universidade e a comunidade e o papel crucial das pessoas no estabelecimento das relações de confiança e compromisso que tal diálogo implica” são, para Célia Manaia, vice-presidente da Católica no Porto e presidente da Comissão Científica da conferência, as ideias-chave que orientaram os dois dias da conferência e que servem de mote para o futuro.

Organizada por uma equipa transdisciplinar, que juntou na sua comissão científica membros de todas as faculdades da Católica no Porto, a conferência reuniu docentes e investigadores, nacionais e estrangeiros, e ainda parceiros da comunidade de áreas tais como social, saúde, educação, autarquia e empresas. Todos foram convidados a participar ativamente na reflexão e partilha de conhecimento para a construção de uma visão de futuro da interação entre a universidade com a sua envolvente e os impactos positivos que pode ambicionar.

 

Comunidade e Universidade

Após a abertura da sessão, assegurada por Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, Fernando Paulo, vereador dos pelouros de Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, e Peter Hanenberg, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, François Vallayes, professor e investigador da Universidad del Pacífico (Peru), e Julian Skyrme, diretora de Responsabilidade Social da University of Manchester (UK), partilharam as suas visões sobre o tema. Enquanto o primeiro especialista salientou a importância de ter capacidade para questionar o sistema e a coragem, o segundo lembrou que a universidade precisa de olhar para si própria e avaliar as áreas em que pode servir e não apenas aquelas em que pode notabilizar-se.

Seguiu-se um workshop participativo que reuniu pessoas de diferentes setores da comunidade local e global (organismos públicos, organizações sem fins lucrativos, empresas), através do qual se refletiu e sonhou sobre os possíveis papéis que as universidades podem - e devem - ter como epicentros da responsabilidade social. O produto final foi, através de um exercício de imaginação, que cada grupo desenhasse a capa de uma revista com a notícia de última hora de uma iniciativa brilhante que une a comunidade e a Universidade.

 

Aprender com e a partir da comunidade

O segundo dia começou com a palestra de Robert Bringle, chancellor’s professor da Indiana University, EUA, “The Promises and Challenges of Social Responsibility in Higher Education”, que relembrou que apesar de serem centros de geração de conhecimento, as universidades precisam cada vez mais de aprender com e a partir da comunidade.

Seguiu-se a apresentação de casos práticos e projetos de aprendizagem-serviço por investigadores e responsáveis de gabinetes de responsabilidade social, nacionais e estrangeiros. Dentro dos casos práticos, destaca-se a apresentação do estudo de impacto da CASO “Bridging the gap between academia and community: The perceived impacts of participation in volunteering practices on students and alumni”, por Diana Soares e Amanda Franco, docentes da Faculdade Educação e Psicologia e membros da equipa do Católica Porto Innovation Lab.

A manhã terminou com o tema “The role of universities in transforming society through its social responsibility agenda”, na palestra proferida por Enase Okomedo, vice-chancellor da Pan-Atlantic University, Lagos, Nigéria, que recorreu ao exemplo da sua universidade para enfatizar a ideia de que as universidades não devem ser locais para preparar carreiras profissionais, mas antes formar líderes que assumam a responsabilidade social como um tema pessoal.  

 

Reinventar o futuro

Durante a tarde, a conferência plenária foi proferida por Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), que incitou a que as universidades se proponham a educar para reinventar o futuro.

A conferência terminou com duas mesas redondas, a primeira “Academy or bootcamp? Information, education, and global challenges” com intervenientes da área da educação e organizações sociais e a segunda “Beyond ivory towers: how can universities and businesses converge and collaborate?” com participantes da academia – investigação, inovação e empresas.

Ambas pretenderam sonhar a Universidade de futuro, as suas características e desafios, o que é que precisa de ser mudado e como é que se pode começar para que possam ser efetivamente epicentros de responsabilidade social universitária.

 

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23-06-2023