Perguntas frequentes

  • O que significa GAS?
    Não, não vendemos gás em África. GAS significa Grupo de Acção Social.
  • O que é o GAS’África?
    O GAS’África - Grupo de Acção Social em África e em Portugal é um grupo filiado na Universidade Católica Portuguesa, integrado na UDIP (Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa).
    O GAS’África nasceu em 1989 e é constituído por um grupo de estudantes que disponibilizam os seus meses de férias, Agosto e Setembro, para partirem em missão com o objectivo de, em África ou em Portugal, auxiliar os mais carenciados.
  • Para que é o dinheiro angariado?
    O dinheiro angariado é para financiar as viagens e estadia dos voluntários, ou seja, para viagens e outros transportes, alimentação, seguros de saúde, comunicações e outros aspectos logísticos (vistos, etc.).
  • Onde vão fazer missão este ano? E o que vão fazer?
    Os destinos de missão ainda não estão definidos. Mas, ao longo dos 31 anos do GAS’ África, este grupo tem desenvolvido o seu trabalho em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo-Verde. E tem desenvolvido projectos nos mais variados locais, respondendo às necessidades identificadas pelas instituições parceiras, através da rentabilização dos talentos e capacidades dos nossos voluntários.
    Assim, temos trabalhado em centros de acolhimento de crianças e adolescentes, onde investimos na educação e formação cívica das mesmas; em estabelecimentos prisionais, onde prestamos apoio psicossocial e, principalmente, desenvolvemos programas de desenvolvimento pessoal e de educação para os direitos humanos; hospitais, onde prestamos apoio psicossocial aos doentes e promovemos a humanização de cuidados junto de profissionais; temos dado formação a técnicos sociais, de educação e de saúde; entre outras actividades a pedido das comunidades que nos recebem e acolhem.
  • Ainda posso entrar para o grupo?
    O ano de formação tem início em Novembro, nessa altura está atento às nossas redes sociais para não perderes a oportunidade de integrar o grupo.
  • Porquê África?
    As nossas missões realizam-se, maioritariamente, em países africanos de língua oficial portuguesa e, isso deve-se a inúmeros fatores. O nosso objetivo principal é capacitar e desenvolver as pessoas das comunidade que nos acolhem, tendo em conta as competências dos nossos voluntários, para maximizar o efeito das nossas formações. Acreditamos que isso é o melhor que temos para dar e a nossa motivação é, sem dúvida, um motor de mudança nas comunidades em questão. Somos jovens e o nosso conhecimento é limitado para conseguirmos capacitar pessoas no nosso país, nos país onde operamos o nosso pouco é o muito deles.
  • Como estamos inseridos na católica?
    O GAS’África encontra-se inserido no segmento de voluntariado da Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP). A UDIP tem como objetivo dar rosto à missão evangelizadora da Universidade Católica do Porto, desenvolvendo, à luz dos princípios e valores cristãos, as dimensões cultural, espiritual, social e solidária de cada pessoa. É uma área que promove oportunidades de SER +, propondo anualmente um conjunto de iniciativas em diversas áreas e para diferentes públicos, possibilitando a desejável interação entre estudantes de todos os cursos e entre os colaboradores da nossa Comunidade.